Proteção Auditiva
A proteção auditiva é obrigatória quando o ambiente de trabalho apresentar níveis de pressão sonora superior aos limites de tolerância determinados pela Norma Regulamentadora NR-15 (Anexos 1 e 2).
A exposição sem proteção auditiva a níveis de frequência acima de 85 decibéis, é prejudicial a saúde, bem como realizar atividades ou operações que exponham os trabalhadores a níveis de ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente.
O dosímetro é o equipamento utilizado para monitorar a exposição ao ruído, com critério de 85 decibéis (dB) como limite de tolerância para 8 horas de trabalho.
Essa medição é feita de forma individual, devendo definir a quantidade de ruído recebida por cada um dos trabalhadores no ambiente que exerce sua atividade.
Tipos de protetores auriculares
Protetores de inserção moldável
Os protetores auditivos do tipo inserção moldável geralmente são confeccionados em silicone ou espuma expansível. Por ser moldável é adaptável à maioria dos canais auditivos. Geralmente seu uso é descartável e permite a utilização junto a outros protetores. A higiene nesse modelo não é permitida, devendo descartar após turno de trabalho ou se apresentar sujidade ou umidade.
Protetores de inserção pré-moldados
Os protetores auditivos do tipo inserção pré-moldados são confeccionados em silicone ou co-polímero, possui um formato cônico com três flanges concêntricos proporcionam conforto e vedação. Podem ser higienizados e reutilizados.
- Protetores tipo concha
Os protetores tipo concha são constituídos por 2 conchas de plástico, revestidas com almofadas de espuma em suas laterais. Estes modelos proporcionam atenuação uniforme nas duas conchas, há no mercado modelos variados que proporcionam diversos níveis de atenuação e diferentes opções de haste para favorecer a compatibilidade com outros EPIs. É possível comprar peças de reposição, como: espumas e almofadas. É possível a higiene do EPI, observando instruções do fabricante quanto temperatura água e produto para limpeza.
Noções básicas sobre redução de ruídos
O protetor auditivo deverá ter sua eficácia na atenuação do ruído, vedando o ruído do ambiente, fazendo com que seja eficiente a vedação acústica, esta não sendo efetiva, o ruído atinge o canal auditivo.
Alguns ruídos são mais difíceis de bloquear do que outros. Por exemplo, ruídos de baixa frequência (graves na escala musical) são mais difíceis de atenuar do que os ruídos de alta frequência (agudos na escala musical). Para obter uma boa atenuação dos ruídos de baixa e alta frequência, os protetores auditivos devem vedar muito bem dentro ou ao redor das orelhas sem vazamentos. Quando ocorrem vazamentos, podem passar ruídos de baixa frequência, diminuindo a redução geral de ruídos.
Sugestões para otimizar a redução de ruídos dos protetores auditivos:
- Escolha o tamanho certo dos protetores auditivos
- Insira profundamente os protetores auditivos
- Não use abafador sobre toucas, a haste deve fica direto sobre cabeça (cabelos e orelhas), porque havendo algo, o ajuste será prejudicado não tendo boa vedação das almofadas do abafador na lateral da cabeça
- Verifique os protetores auditivos frequentemente durante o uso, para confirmar que eles não estão soltos ou saindo das orelhas
A eficácia de um protetor auditivo depende não apenas do Nível de Redução de Ruído do dispositivo, mas também de como ele se encaixa, de como é usado e de suas condições. A escolha da proteção auditiva para seus trabalhadores, é buscar pelo equilíbrio perfeito entre: conforto, facilidade de uso, atenuação e consciência situacional.
Como usar corretamente
Protetor tipo Plug
Protetor tipo Concha
Higienizar corretamente após uso
Protetor Plug – Silicone
- Deve ser lavado com sabão neutro sempre que necessário;
- Secar á sombra para não ressecar;
- Guardar em local limpo, sujeira no plug pode levar a uma infecção no ouvido;
- Tempo de uso sem que apresente danos aparentes (deformações/rasgaduras) em torno de 3 meses.
Protetor tipo Concha
- Deve ser limpo com água, pano e sabão neutro;
- Não mergulhe o equipamento em água ou qualquer outra solução de limpeza;
- A espuma da concha retém água e isso inviabiliza o uso;
- Depois de lavada não exponha a concha ao sol deixe-o secar á sombra naturalmente.
Obs.: Leia sempre na embalagem outras instruções de higiene do fabricante.
Fontes: 3M, Deltaplus e Self Engenharia
Precisando de EPI, conte conosco!
Nossos contatos:
Atendemos pessoa física ou jurídica;
Telefone: (41) 3287-3241
WhatsApp: (41) 9 9246-9262
E-mail: vendas@laboresafety.com.br
E-mail: contato@laboresafety.com.br
Facebook: Labor Safety EPI
Instagram: @laboresafety