Capacetes de Segurança, cuidados no uso…

O capacete de segurança, é EPI(Equipamento de Proteção Individual) de grande importância  para proteção da cabeça, evitando acidentes de batidas contra ou queda de materiais, devem ser utilizados sempre que possível em áreas que tenham algum EPC(Equipamento de Proteção Coletiva), aumentando a segurança do trabalhador/usuário.

Atualmente os capacetes disponíveis no mercado são divididos em duas classes:

Classe A: capacete indicado para proteção contra impactos de objetos sobre a cabeça.

Classe B: capacete indicado para proteção contra impactos de objetos sobre a cabeça e isolamento elétrico, testados com tensão de 30 KV.

A composição do capacete é:

– Casco: A parte externa do capacete fabricada em polietileno de alta densidade (material plástico), sem a presença de metais, porosidade, trincas ou emendas, ou seja, deve ser construído em um único e maciço material (recebe o impacto diretamente quando atingido).

– Suspensão ou carneira: A carneira também é fabricada a partir de polietileno, contudo, deve ser de baixa densidade, desde que preserve a alta resistência. É uma peça ajustável, devendo o usuário fazer o ajuste conforme diâmetro da sua cabeça, garantindo fixação aumentando nível de proteção, evitando queda do capacete da cabeça ao movimentar-se. Essa deve ter pontos de fixação, a quantidade varia dependendo da marca/modelo, (a suspensão garante que a energia gerada no momento que algo cai no capacete não seja diretamente transferida para a cabeça do usuário).

– Jugular: Fita que passa em baixo do pescoço evitando a queda do mesmo por ação do vento e inclinação da cabeça), normalmente é fabrica em tecido, podendo ter ou não apoio para fixação no queixo.

Jugular libus                                                 

 

O capacete de proteção tipo aba total protege também contra a radiação solar e contra o possível escorrimento de líquidos, além disso proporciona um afastamento maior de possíveis contatos com a energia elétrica.

Não use capacete sem observar as condições abaixo:

– Com casco trincado ou fissurado.

– Com a suspensão/carneira estragada, pois diminui muito sua eficiência.

– Gorros ou bonés embaixo do capacete não utilize, afinal, ele não foi projetado para uso assim: O boné ou gorro diminui o poder de fixação da suspensão do capacete na cabeça do usuário. Com boné o capacete pode cair da cabeça com mais facilidade, além de diminuir a eficiência e capacidade de absorção de impacto do capacete.

– Conforme a atividade, manter a aba frontal para frente, dará mais proteção ao seu rosto.

– Confira sempre o CA(Certificado de Aprovação) do equipamento.

Cuidados gerais com o capacete:

  1. Higiene do capacete deverá ser feita com sabão neutro, assim o equipamento terá uma maior vida útil. Mantenha o capacete e seus componentes sempre conservados e higienizados (utilize um pano macio umedecido com água e sabão neutro);
  2. Não utilizar o capacete como depósito, guardar ou carregar objetos, nem como travesseiro, banco, etc;
  3. Não alterar o capacete pintando, furando ou riscando;
  4. Evite utilizar ou emprestar o capacete para outras pessoas, pois se trata de um equipamento de uso individual;
  5. Armazenar o capacete de segurança corretamente, em local seco, ventilado, protegido da umidade, luz solar, calor e poeiras, visando não comprometer a eficiência e a vida útil do EPI;
  6. Respeitar a sinalização e sempre utilizar o capacete nos locais de uso obrigatório;
  7. Comunicar ao empregador, supervisor e/ou ao SESMT qualquer alteração no capacete que o torne impróprio para uso.

Você sabia que o capacete também reflete a hierarquia dentro no ambiente de trabalho? Abaixo um exemplo que é seguido por muitas empresas, quanto à hierarquia x cores destes EPI, lembramos que não é uma normatização, ficando a critério de cada empresa, a aplicação:

  • Amarelo: o mais comum e utilizado por todos.
  • Cinza ou Branco: técnicos, engenheiros, arquitetos, mestre de obras, encarregados, estagiários.
  • Azul: pedreiros.
  • Verde: serventes, armadores e operários
  • Vermelho: carpinteiro de formas e bombeiros.
  • Laranja: eletricista.
  • Preto: técnico em segurança do trabalho e operador de máquinas.
  • Marrom: carpinteiros e visitantes.

Que tenha sido útil as informações acima a você! Se precisar algo mais ou adquirir este EPI pode fazer via nosso site, Loja Online ou vendas@laboresafety.com.br ou (41) 99246-9262, até breve ficamos a disposição!

Fonte:

https://inbraep.com.br/publicacoes/tipos-de-capacete-de-seguranca-do-trabalho/

https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/dds-capacete-de-seguranca/

https://www.institutodaconstrucao.com.br

Posts recentes

Olá! Posso ajudar?