O que é um Protetor Facial?
O protetor facial é um EPI na grande maioria feito de policarbonato, dependendo do modelo poderá ser acoplado a ele outros EPI. Esse equipamento tendo CA(Certificado de Aprovação), estará regulamentado pela NR 6 (Norma Regulamentadora) e tem como principal objetivo a obrigatoriedade do uso para proteger o rosto do trabalhador em ambientes que ofereçam diversos tipos de riscos. Colocado este adendo quanto ao ter o CA, porque em virtude da Covid-19, foi disponibilizado no mercado diversos modelos de proteção facial (Face Shield), fabricados por materiais diferentes de policarbonato (acetado de celulose, petg, acrílico) onde alguns não foram emitido CA, tendo sido regulamentado de forma emergencial por órgãos sanitários e com proteção específica para riscos biológicos(líquidos/secreções, proveniente do cuidado com pacientes).
Se não utilizados, que riscos corro?
Entre os riscos de exposição, citamos: projeção de respingos (provenientes de químicos, biológicos), materiais particulados (poeiras, madeiras, fibras), com risco de impactos, calor, alta luminosidade, radiação. Com o uso da proteção facial de forma correta, haverá a proteção do rosto do trabalhador, evitando um acidente. O protetor facial também, é barreira evitando o contato involuntário, onde o próprio trabalhador poderá tocar seu rosto, olhos, boca com sujidades nas mãos durante procedimentos, sendo que são áreas sensíveis e portas de entrada de micro-organismos que poderá infecta-los.
Que tipos de Protetores Faciais posso adquirir?
A variedade existente no mercado de protetores faciais é grande, então precisa que seja avaliada de forma específica a atividade, para que considere as características da tarefa/atividade x protetor adequado. O anexo I da NR 6, considera quais exposição o uso do protetor facial é necessário como: protetor facial para proteção da do rosto contra riscos de origem térmica e contra radiação, por exemplo. Abaixo mais exemplificado:
- Contra impactos de partículas volantes
Protege contra qualquer objeto que possa atingir o rosto do trabalhador. Como riscos de: fagulhas, respingos de produtos químicos, poeiras (mineral ou orgânica) ou qualquer partícula pertinente à atividade que possa causar danos ao trabalhador.
- Contra radiação infravermelha
Radiações infravermelhas, não são consideradas radiações ionizantes, mas podem causar lesões na pele e nos olhos do trabalhador, por isso em atividades onde há emissão da radiação infravermelha, é indicado utilizar o Protetor Facial, no geral são atividades que envolvem fornos e microondas.
Também na exposição a radiação ultravioleta, o trabalhador deverá usar o EPI, pois sabe-se da importância de proteção quando exposição solar é intensa, poderá trazer de imediato bronzeamento, queimaduras e alergias e tardiamente envelhecimento da pele, entre outras alterações celulares que podem desencadear outros males a pele.
- Contra luminosidade intensa
Aqui o Protetor Facial, deve ter lentes com tonalidades e cores específicas, que fará controle da luminosidade excessiva. E havendo exposição ao frio ou calor intenso, também o protetor ter condição de proteção para os riscos de origem térmica.
Protetor facial, tem conforto e qualidade?
A maioria dos Protetores Faciais garantem boa fixação à cabeça. Seu escudo de proteção, oferece visibilidade e nitidez total ao usuário. Sendo ajustável à cabeça, confortável e muito leve. Também os modelos disponíveis geralmente terão um suporte anatômico de apoio para a testa, o que favorece a utilização por longos períodos.
Como devo guardar e higienizar?
NR 6, diz que o trabalhador é responsável pela guarda e conservação do EPI e o equipamento deve ser usado somente para a atividade à qual se destina, devendo comunicar ao supervisor qualquer alteração que o inutilize. Guardar em armário de uso pessoal, quando não estiver utilizando.
Para garantir a conservação e durabilidade, assim como o uso adequado, o Protetor Facial precisa ser higienizado:
- Seguir as orientações fornecidas pelo fabricante;
- Recomenda-se normalmente a limpezas somente água e sabão neutro e se necessário, uma esponja macia para não arranhar ou danificar o equipamento;
- Deixar secar sem a incidência da luz solar, assim não terá o ressecamento do EPI;
- Utilize papel tolha ou um tecido macio para secar.
Precisando de EPI, conte conosco!
Nossos contatos:
Atendemos pessoa física ou jurídica,
Telefone: (41) 3287-3241
WhatsApp: (41) 9 9246-9262
E-mail: vendas@laboresafety.com.br
E-mail: contato@laboresafety.com.br
Facebook: Labor Safety EPI
Instagram: @laboresafety
Fontes: Deltaplusbrasil e Seriana